Debian, o Sistema Operacional Universal

Debian

Foi difícil imaginar como escrever um post sobre o Debian! Porque eu não sabia por onde começar. Até que, procurando no próprio site do sistema, eu li: “O Projeto Debian é uma associação de indivíduos que têm como causa comum criar um sistema operacional livre.

O que isso quer dizer é que o Debian não é uma empresa, muito menos um projeto de algumas pessoas. Ele é uma criação feito por vários indivíduos ao redor do mundo de forma colaborativa e, juntos, formam a Comunidade Debian! Ou seja, ele não tem um “dono”, a não ser a comunidade.

O Debian é um Sistema Operacional, como o Windows ou Mac OS, que tem sua base principal em cima do GNU/Linux (mas também pode ser baseado em FreeBSD ou o mais desconhecido Hurd, entre outros).

Ele é uma distribuição do GNU/Linux, significa que usa a base Linux e adiciona alguns programas extras para personalizar o sistema todo. Foi uma das primeiras distribuições que surgiu quando o Linux foi lançado. E, hoje, é a base para grandes e pequenas distribuições como o Ubuntu!

O que mais me admira nesse sistema é seu próprio gerenciamento, onde a comunidade é baseada na meritocracia e qualquer pessoa pode ajudar a construir o sistema! Tudo é feito de forma bastante transparente e qualquer modificação é divulgada aos quatro ventos para que todos saibam o que está acontecendo.

Ele possui três versões de trabalho principais. São elas:

- A Stable (atualmente codinome Squeeze): esta é a versão mais aconselhada para uso, já que todos seus recursos foram testados e aprovados, mostrando que o sistema funciona de forma estável.

- A Testing (atualmente codinome Wheezy): essa será a próxima versão estável. Mas, por enquanto, seus recursos estão sendo testados exaustivamente. Tem programas mais recentes, mas ainda podem ter problemas.

- E o Unstable (codinome permanente Sid): a versão instável é cheia de novidades o tempo todo, mas seus recursos não foram testados de forma efetiva e apresentam grande risco de falhar.

O conceito de Sistema Operacional Universal se deve a ele tentar abranger a maior quantidade de público. Nós temos versões adaptadas para deficientes físicos, traduzido em vários idiomas inclusive Esperanto e para a marioria de arquiteturas de computadores!

Esse conceito abrangente do Debian me fez gostar demais da distribuição e utilizá-la como Sistema principal no meu computador e não pretendo trocá-la nem tão cedo!

Se você quiser conhecer mais um pouco essa maravilha, deixe um comentário ou entre em contato comigo. Posso inclusive lhe ajudar a migrar seu sistema atual!

Abraço.

About these ads

Sobre Daniel Bessa

Sou um curioso.

Publicado em 08/05/2011, em Debian, Software Livre. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Maravilha de artigo :)

    O Debian realmente é um SO Universal.

  2. Débora C. Custódio

    Estou fazendo um trabalho sobre o Debian, mas não consegui entender ainda o sistema operacional em questão. Queria poder montar um powerpoint legal, mas não consigo encontrar material suficiente para tal. Alguém poderia me ajudar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: