Certificações em TI

Uma das coisas que mais gosto na área de TI (Tecnologia da Informação) é a capacidade de qualquer pessoa virar um respeitado profissional, especialista em uma das centenas de sub-áreas existentes nesse ramo!

No Brasil, não temos um Conselho que regulamente a profissão (e dou graças a Deus por isso) que obrigue o camarada a ter essa ou aquela formação! Uma área tão dinâmica não consegue se encaixar em padrões que apresentam toda essa inflexibilidade. Citando como exemplo um curso superior em TI com duração de 4 anos. Pode ter certeza que quando essa pessoa se formar, o que lhe foi passado pela universidade já estará muito desatualizado. Resultado: Perdeu tempo e dinheiro! Agora vai ter que correr atrás e fazer um curso extra pra se especializar numa ferramenta ou processo.

O modelo de classificar o conhecimento de uma pessoa porque ela cursou essa ou aquela faculdade, mestrado etc., para a área de TI, está se auto-destruindo. Particularmente, não conheço uma pessoa que começou a mexer trabalhar com Informática somente depois de ter feito um Curso Superior. Nessa área, o esforço e realização pessoal são os elementos motivadores para que você cresça dentro dela. Existem muitos auto-didatas neste ramo e isso é o que forma o novo sangue que irá suportar seus sistemas.

Mas, aí os empregadores se perguntam: Então como vou saber se alguém que contratei entende mesmo do assunto?

E segue uma resposta bastante válida: procure um profissional certificado! Como assim? Eu explico…

Vamos supor que você precisa de alguém para gerenciar a sua rede que é toda estruturada em equipamentos da Cisco. Por que não perguntar à Cisco se ela tem alguém para indicar? Ou seja, procure alguém que tenha um Certificado da Cisco dizendo: esse profissional sabe trabalhar com nossas redes! Então estamos falando de alguém com um título CCNA. Ou preciso de alguém para administrar meu servidor Linux ou Windows. Que tal o Linux Professional Institute ou a Microsoft dizer que já certificou alguns profissionais para fazerem isso?

Quer alguém melhor do que a criadora da Ferramenta dizer que o cara sabe trabalhar com ela? Isso é o que nos dá a garantia!

Num outro post, mostrarei que certificações pretendo fazer neste ano e explicarei um pouco mais sobre elas.

E você, já decidiu quais são as suas? Ou já sabe que certificações o profissional da sua empresa terá que ter?

About these ads

Sobre Daniel Bessa

Sou um curioso.

Publicado em 28/01/2012, em Geral. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: