ITIL #1: Apresentando

Vou começar uma série de posts sobre ITIL. Cada título terá uma numeração que equivale à contagem de quantos artigos já foram publicados sobre este assunto! Se você clicar na Categoria ITIL ali ao lado, poderá ver todos os posts relacionados.

ITIL é uma sigla para Information Technology Infrastructure Library e, como o nome mesmo diz, uma Biblioteca contendo boas e melhores práticas para o Gerenciamento de Serviços de TI.

Para você entender melhor, vou lhe fazer algumas perguntas: Você usa o computador para quê? Acessar à Internet, usar Redes Sociais, digitar textos, fazer cálculos etc.? Ao utilizar esses recursos, você se preocupa mais em utilizar determinada ferramenta ou na tarefa em si? Se você quer escrever um pequeno texto, prefere usar um programa para Anotações Rápidas ou um Editor de Texto complexo? Se a resposta for: tenho mais foco na atividade do que na ferramenta (que é só um meio), então você é um usuário de Serviços de TI!

As empresas também funcionam de forma parecida. Elas não querem usar esse ou aquele programa que gerencie e-mails, ela quer usar um Serviço de E-mail confiável, que cumpra determinados requisitos acordados entre ela e o provedor deste serviço. Tanto faz se é uma solução da empresa X, Y ou Z, mas tem que funcionar bem e ter suporte!

Gerenciar Serviços de TI é focar no que as empresas precisam para realizar suas atividades de produção sem deixar que elas se preocupem com a parte técnica e ter toda a atenção voltada ao objetivo do seu negócio.

A ITIL sugere a adoção de determinadas práticas que já foram estudadas, testadas e difundidas ao redor do mundo. São consideradas boas práticas para Entregar e dar Suporte a esses serviços de TI.

Contém 5 livros principais que detalham um pouco mais quais são essas práticas baseadas na ideia do Ciclo de Vida de Serviço. São eles:

Service Strategy (Estratégia de Serviço)

Service Design (Desenho de Serviço)

Service Transition (Transição de Serviço)

Service Operation (Operação de Serviço)

Continual Service Improvement (Melhoria Contínua de Serviço)

Nas outras séries irei detalhar mais cada tema.

Para mais informações, sugiro a leitura de ITIL: The Basics White Paper.

E você já tinha pensado em TI por esse ponto de vista?

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Sobre Daniel Bessa

Sou um curioso.

Publicado em 29/01/2012, em ITIL. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

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